De publicitária à pesquisadora. Uma linha do tempo rápida da minha trajetória profissional.


Eu poderia resumir toda minha trajetória profissional dizendo que, no fim das contas, só levei a sério demais meu lado hipster e vanguardista a ponto de encontrar um jeito de trabalhar com isso.
Mas vou contar brevemente como é que me tornei a pessoa chata do "Eu já conhecia antes de ser moda." e do "Eu falei ou não falei?".

Me chamo Barbara (sem acento) e desde 2014 pesquiso tendências e comportamentos do consumo.

Em 2011 comecei a cursar Publicidade e Propaganda na UFPR. Eu sonhava com o dia em que estudaria as disciplinas que estavam na grade curricular (antropologia, filosofia, psicologia, teoria da comunicação…), mas logo me decepcionei com o curso e quase desisti de terminar.

O que salvou minha motivação foram os cursos extracurriculares que encontrei para fazer e ocupar meu tempo (já que na faculdade as aulas eram escassas e, quando tinha alguma, grande parte do conteúdo era voltado para temas ideológicos).

Em 2014 caí de paraquedas em Curso de Coolhunting onde tive aulas com os maiores profissionais do mercado de tendências de Curitiba. Meus colegas de classe eram donos de agência, gerentes de grandes empresas. Fiquei extasiada com tanto conhecimento e desde então não parei mais de estudar sobre o assunto.

Depois disso, procurei fazer outros cursos fora da faculdade e me apaixonei de vez pela área de planejamento e pesquisa de comportamento de consumo.


Assim que recebi o certificado de Coolhunter cursei:

  • “Arquétipos na Publicidade” - AnimaTrends
  • “Comportamento de Consumo e Pesquisa de Campo”. - AnimaTrends
  • “Planejamento e Pesquisa em Comunicação” - RedHook

Pouco tempo depois comecei a trabalhar como estagiária em uma agência bem pequena, que me permitiu colocar em prática tudo o que estudava.

Quando me formei, em 2015, comecei a trabalhar na tão cobiçada RedHook (uma escola de comunicação muito renomada) e, por passar quase 12h do meu dia lá, fiz praticamente todos os cursos que a escola vendia (Criação e Redação Publicitária, Social Media, Atendimento para agências, entre outros workshops ministrados por grandes publicitários brasileiros).

Mas foi neste mesmo emprego que eu achei que nunca mais iria trabalhar novamente com o que eu sou apaixonada. As grandes agências de publicidade não eram o tipo de ambiente em que eu queria estar.

Cheguei a trabalhar por 3 anos como gerente de projetos/planejamento de pesquisa em uma agência pequena onde estive em contato com dezenas de clientes, fiz pesquisas de campo e relatórios de tendências.

Me casei em 2018 e no ano seguinte minha primeira filha nasceu. Poucos meses depois fui indicada para uma vaga de SAQ na Lumine (a plataforma tinha acabado de ser lançada). De cara eu aceitei! Já conhecia o trabalho do Matheus Bazzo por conta do filme Jardim das Aflições e era entusiasta desse novo projeto. Um mês depois assumi também as redes sociais do streaming e consequentemente a parte de escrita dos posts.


Após quase três anos como Social Media da Lumine, descobri minha terceira gestação e senti a necessidade de desacelerar. Tomei a difícil decisão de sair da melhor empresa em que já trabalhei para me dedicar inteiramente a minha família.

Atualmente, me dedico à pesquisa de tendências enquanto cuido da casa e das crianças. Unir essas diferentes áreas da minha vida torna a minha pesquisa cada dia mais rica de uma forma que eu jamais poderia imaginar.

Há anos busco respostas para as questões que me inquietam a respeito deste tema, tenho um interesse vital por comportamento de consumo e já entendi que não posso deixar esse estudo de lado.

Compartilho minhas pesquisas e reflexões em meu perfil do Instagram, mas aos poucos vou migrar meu conteúdo para cá. Dessa forma conseguirei desenvolver melhor meus raciocínios e apresentar de forma mais aprofundada as minhas pesquisas.

Seja muito bem-vindo! Fique à vontade para me mandar perguntas e insights por aqui ou pelo meu perfil do Instagram.


Comentários